terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Notícia - Selecção natural determina formação de novas espécies de pintassilgos

Estudo da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra: publicado em 24-11-2008


Selecção natural determina formação de novas espécies de pintassilgos


A formação de novas espécies de pintassilgos é determinada pela selecção natural e não sexual, ao contrário do admitido até agora, segundo as conclusões de um estudo realizado por investigadores de Coimbra

Publicado na "Evolution", importante revista no campo da evolução, o estudo foi desenvolvido por uma equipa da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), liderada por Paulo Gama Mota.

Os investigadores recorreram um modelo de reconstituição filogenética, de forma a testar as duas perspectivas existentes sobre a evolução dos pintassilgos: a selecção natural e a selecção sexual (a mais recente), em que os animais mais coloridos assumem um papel preponderante.


(...) As teses mais recentes sobre a formação de novas espécies especialmente coloridas propunham que a selecção sexual seria o elemento preponderante. (…)

"Populações de pintassilgos isoladas durante muito tempo acabam por conduzir a novas espécies, quer por adaptação ao local quer porque ficam geneticamente isoladas", sustentou o investigador. (…)Paulo Gama Mota sublinhou a relevância que a investigação realizada poderá ter no desenvolvimento de outros estudos sobre a evolução e processo de formação das espécies, no sentido de se "tentar perceber o que aconteceu e que mecanismos conduzem a novas espécies".

"A grande variedade de formas de vida depende da constituição de novas espécies", disse o biólogo, que se prepara para alargar a investigação a outros grupos de animais, de forma a dar um "carácter mais geral" ao estudo.


Os canários são os próximos a estudar, revelou.

Os exemplares analisados encontram-se em instituições e museus, entre o quais o Museu de História Natural de Londres .


Retirado do site: www.sic.pt


Sem comentários: