segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Projecto Genoma Humano - Artigo

Notícias

O genoma humano é mais diverso do que se pensava
Estudos mostram que o código genético do homem pode apresentar variações em até 12% de sua composição
Edição Online - 23/11/2007

«A ideia de que o genoma de duas pessoas quaisquer é igual em 99,9% de sua composição acaba de ser oficialmente aposentada. Do ponto vista da genética, não somos tão idênticos quanto pensávamos. Cientistas confrontaram o código genético de centenas de indivíduos e descobriram diferenças significativas em até 12% dos 3 bilhões de pares de base (as famosas “letra químicas”) que compõem o genoma humano. Algumas pessoas têm cópias a mais ou a menos de certos genes e exibem grandes trechos de DNA repetidos ou apagados em seu genoma. A noção de que haveria um genoma humano padrão, que seria representativo de toda a espécie, não se sustenta mais.
Essa é a principal conclusão que se pode tirar de uma série de estudos publicados nesta semana nas revistas Nature, Nature Genetics e Genome Research. (…) A equipe internacional analisou o genoma de 270 pessoas de origem européia, africana ou asiática e conseguir mapear cerca de 1500 variações no número de cópias de grandes seqüências de DNA conhecidas pela sigla CNV (do inglês copy-number variations). “Cada um de nós tem um padrão único de perdas e ganhos de trechos inteiros de DNA”, diz Dr Matthew Hurles (...)
Os pesquisadores acreditam que essas grandes divergências resultam em diferentes níveis de expressão de certas proteínas, o que pode, no final das contas, explicar a heterogeneidade da espécie humana, estar por trás de características próprias a populações de diferentes etnias e ser a origem de muitas doenças

(...)


“Esse novo aspecto do genoma terá imenso impacto no futuro da pesquisa”, comenta o geneticista Emmanuel Dias Neto (...) “Fica cada vez mais claro que não existe ‘o’ genoma humano, mas sim ‘os’ genomas humanos. Estes CNVs foram muito importantes na formação da nossa espécie, e agora fica mais claro que eles são cruciais na formação da nossa individualidade molecular”, diz Dias Neto, hoje cientista visitante no MD Anderson Cancer Center, da Universidade de Texas.»



Para ver o artigo completo siga este Link: http://revistapesquisa.fapesp.br/?art=3501&bd=2&pg=1&lg





Este artigo fala do Projecto Genoma Humano: O projecto foi fundado em 1990, com um financiamento de 3 milhões de dólares do Departamento de Energia dos Estados Unidos e dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, e tinha um prazo previsto de 15 anos. O objectivo do projecto era identificar, até o ano 2025, as sequências de genes e de DNA que codificam as características dos humanos. O Prémio Nobel de fisiologia e medicina James D. Watson, um dos descobridores da estrutura em hélice dupla do DNA, assumiu inicialmente a direcção do projeto.

Sem comentários: