Notas de Darwin estão online: publicado em 17-04-2008
Mais de 20 mil apontamentos da versão original da teoria da evolução disponíveis na Web
Mais de 20 mil apontamentos da versão original da teoria da evolução disponíveis na Web
A versão original da teoria da evolução de Charles Darwin (1809-1882) está desde hoje disponível na Internet, na sequência da libertação online dos documentos pessoais do naturalista inglês pela Biblioteca da Universidade de Cambridge.
O arquivo contém cerca de 20.000 itens e quase 90.000 imagens, incluindo o primeiro rascunho da sua teoria da evolução, segundo a Biblioteca.
Entre estes documentos contam-se apontamentos de Darwin sobre a viagem do Beagle e o registo das suas primeiras dúvidas sobre a permanência das espécies. (…)
"Darwin mudou para sempre a nossa compreensão da Natureza", sublinhou. "O seu acervo mostra como eram imensamente detalhadas as suas investigações. A divulgação destes documentos on-line marca uma revolução no acesso público a - e desejavelmente na apreciação de - uma das mais importantes colecções de materiais primordiais na história da Ciência".
(...) Quem foi Charles Darwin?
Charles Robert Darwin nasceu em Shrewsbury (centro de Inglaterra), filho e neto de médicos. Estudou Medicina durante dois anos em Edimburgo mas mudou para Teologia em Cambridge, onde um dos seus professores, o naturalista John Stevens Henslow lhe despertou o interesse para as Ciências Naturais.
Por recomendação desse docente, e com apenas 22 anos, embarcou no Beagle como naturalista para uma expedição em volta do mundo que iria durar cinco anos, desde 27 de Dezembro de 1831 a 02 de Outubro de 1836. Essa viagem, durante a qual percorreu as costas atlântica e pacífica da América do Sul, permitiu-lhe estudar as águas e correntes oceânicas e a geologia e vida selvagem de muitos lugares daquele continente, bem como fazer expedições para recolher espécimes de flora e fauna e ver como estas variavam conforme os lugares. (…)
Ao seu livro mais famoso, "A Origem das Espécies", publicado em 24 de Novembro de 1859, seguiu-se em 1871 "A Origem do Homem", que aplica a teoria da evolução ao homem e o apresenta como um animal aparentado com o macaco.
O pai da teoria da evolução faleceu em 1882 e os seus restos mortais estão enterrados na abadia de Westminster, em Londres.
Para ver notícia completa clique em: http://sic.aeiou.pt/online/arquivo/2008/4/vida/1/20080417+Notas+de+Darwin+estao+online.htm
Sem comentários:
Enviar um comentário