quinta-feira, 16 de julho de 2009

Pammukkale - Turquia‏

Conforme te aproximas de Pamukkale na Turquia, uma mancha branca ao longo dos montes no norte sugere uma pista de esqui ou uma mina aberta. Chegando mais perto, a mais de 100 metros de altitude acima do ní­vel do Rio Valley estão degraus absolutamente brancos.

Pamukkale é uma das maravilhas naturais mais extraordinárias da Turquia. A grande atração é o vasto branco do penhasco com as bacias esculpidas cheias de água e as quedas de água congeladas. Parecem ser feitas de neve, de nuvens ou de bolas de algodão.



A explicação cientí­fica são os locais térmicos quentes que por baixo do monte, provocam o derrame de carbonato de cálcio, que solidifica como o travertine. Se tirares os teus sapatos, podes molhar os pés ou mesmo banhares-te naquelas águas. Os turcos chamaram a este local má¡gico de Pamukkale, que significa "castelo de algodão".

É uma paisagem protegida que fascina, pois a ação das várias águas minerais que contém óxidos de cálcio deixou fantásticas marcas nas estrutura. O efeito resultante é espectacular: estas águas minerais são ricas e derramaram para baixo sobre uma série dos degraus que projetam cascatas solidificadas e bizarras, mudando a sua cor de acordo com a luz solar que os ilumina. A dinâmica contí­nua da erosão e da transformação a paisagem natural resultou num ambiente inegualável em qualquer outra parte do mundo e que constitui um dos fenômenos mais originais a ser encontrados na natureza.



(A fonte deste artigo é indefinida. Caso seja você o autor exija os seus direitos)